GESTÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE POR ÔNIBUS

30 PONTOS DE ATENÇÃO

GESTÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE POR ÔNIBUS

30 PONTOS DE ATENÇÃO

Os custos de transporte por ônibus, assim como integração com outros modais paga pelo usuário final, não cobrem todos os gastos necessários para a operação de transporte. Por isso é tão importante falar sobre gestão de custos neste setor. O Poder Público no Brasil é o responsável pela determinação e reajuste da chamada tarifa pública - aquela paga pelo cidadão ao utilizar o sistema de transporte coletivo público, qualquer que seja. Nesse sentido, sabemos que o transporte público sobre pneus é realizado por empresas privadas, que disputam mediante licitação as linhas e trajetos estipulados pela prefeitura, por meio de sua Secretaria de Mobilidade

Como funciona o processo de licitação? 

A licitante vencedora assume algumas responsabilidades básicas pelo serviço, como por exemplo: 

  • Disponibilidade dos ônibus;
  • Oferta de ônibus na maior parte do tempo;
  • Frota de última geração, equipada conforme especificações do contrato;
  • Etc.

Em contrapartida, para suprir os custos operacionais, a prefeitura de sua cidade se compromete a arcar os valores excedentes. Estes valores são supridos pelos seguintes meios: 

  • Estacionamentos públicos;
  • Impostos sobre combustível;
  • Publicidade; • Pedágio Urbano;
  • Etc.

Isso, inclusive, é um método de garantir a qualidade do serviço, sem sacrificar o bolso de milhões de usuários e empresas, uma vez que estas últimas oferecem vale-transporte aos seus funcionários, na maioria dos casos.


Assim, uma empresa de transporte, independentemente do seu tamanho, tem uma série de custos fixos e variáveis que devem, obrigatoriamente, ser cobertos pelo preço da passagem pago pelo usuário. E não são poucos!


Aqui, reunimos quais são os custos de transporte por ônibus e como sua empresa pode gerenciar o financeiro de maneira inteligente, para terminar o mês no azul, sem deixar nenhum controle para trás. 

Dados operacionais na gestão de frota

Os custos no transporte público por ônibus, em linhas gerais, têm a ver com todas as despesas fixas e variáveis oneradas em toda empresa de transporte, que possibilita a sua operação comercial trivial.


Segundo o relatório “Custos dos Serviços de Transporte Público Por Ônibus”, publicado em 2017 pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), existem diversos custos fixos e variáveis que dão o norteamento para o preço da tarifa no Brasil.

1. Passageiro

Embora os custos no transporte por ônibus sejam divididos entre os passageiros, o número total de pessoas transportadas não corresponde ao número de passageiros pagantes. Isto é, existem usuários que têm direito à gratuidade ou meia tarifa no transporte (idosos, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda, etc.)


Portanto é importante observar entre os passageiros qual a quantidade de passageiros transportados (PT) e dentre esses quais são os passageiros que de fato contribuem para os gastos da empresa de transportes, sendo esses chamados de “passageiros equivalentes” (PE).


Sendo assim, identificando o número de passageiros equivalentes, o gestor consegue também identificar a média aritmética para o período analisado

2. Quilometragem programada(KP) 

Para se ter melhor controle sobre os custos de transporte por ônibus, é necessário também conhecer a quilometragem programada para a frota em determinado período de tempo. Isto é, a projeção da quilometragem corrobora com futuras análises de rendimento e performance da empresa.


A quilometragem mensal é calculada multiplicando-se a extensão por linha, pelo número de viagens programadas. Entretanto, é preciso atentar-se ao número de dias úteis, feriados e domingos, quando o número de passageiros é expressivamente diferente.


Ao chegar a esse resultado, deve-se somar ainda a “quilometragem improdutiva”, como é chamada a quilometragem percorrida sem o transporte de passageiros. Porém, caso as viagens sejam computadas considerando ida e volta, a extensão da linha precisa necessariamente ser a soma dos percursos em ambos os sentidos

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